Rastreamento de veículos e sua importância no Brasil

Rastreamento de veículos e sua importância no Brasil

O Brasil não é conhecido por ser um país cuja segurança é um ponto forte, e disso todos sabem. Seu alto índice de crimes como assaltos e afins preocupa tanto cidadãos, como empresas, em especial crimes contra o patrimônio alheio, e nesse caso em particular, sobre veículos automobilísticos.

Este problema de segurança afeta em demasiado empresas que tem como instrumento de trabalho caminhões, carros e motos, como distribuidoras de alimentos,transportadoras, empresas de vigilância e semelhantes.

Segundo uma matéria publicada no site do G1, sobre o aumento de roubo de veículos, um levantamento feito pela Confederação Nacional das Seguradoras aponta que no ano passado, foram registrados 516 mil casos de roubo de veículos em todo o país. Um aumento de 10% em relação a 2013.


Devido a esse índice que só cresce, as empresas sentiram a necessidade de aumentar a segurança de seus automóveis. A solução? O rastreamento de veículos.

A ideia consiste em equipar o carro, caminhão ou moto com um dispositivo capaz de transmitir sua localização GPS (latitude e longitude) para um sistema de controle e rastreio dos mesmos. Essa tecnologia permite que as empresas possam saber em tempo real qual a localização do automóvel, e também outras informações como a velocidade, quilômetros percorridos e entre outras. O rastreamento de veículos também dá as empresas um amplo controle sobre seus funcionários, através de Smart Cards eiButtons , e que interligados com o rastreador informam a central de monitoramento qual motorista está na direção de determinado automóvel.

O serviço de rastreamento vem ganhando cada vez mais espaço no mercado devido à segurança e a comodidade que oferece, considerando que facilita a gestão de frotas de veículos em muitas empresas. Permite que se tenha controle sobre quais locais o automóvel esteve, em quais clientes, quanto tempo permaneceu e entre outros dados, fazendo com que se crie um padrão de eficiência e qualidade do serviço prestado.