Dicas fundamentáveis para morar em condomínios

Dicas fundamentáveis para morar em condomínios

Cada vez mais pessoas estão se mudando para condomínios, e logo surgem muitas dúvidas a respeito das regras. Confira abaixo algumas dicas importantes para quem vai começar o convívio nos condomínios:

 1° Informe-se sobre o regulamento: Os moradores devem receber informações sobre as novas provisórias, regras de convívio, horários de mudanças e normas de utilização de espaços;

2° Conheça as principais regras gerais: geralmente tratam-se sobre barulho, segurança, funcionamento do salão de festas, regras para o uso das áreas de lazer e convivência, dinâmicas nas vagas de garagens e a normatização da presença de cães e outros animais de estimação;

3° Participe das assembleias: Há regras que devem ser observadas e os moradores precisam se adaptar à convivência com vizinhos e funcionários. É importante que haja harmonia e o papel do síndico é fundamental neste sentido.

4° Acompanhe e opine nas decisões das reuniões de condomínios: O orçamento do condomínio é definido na assembleia ordinária, normalmente é anual. Á partir da aprovação da maioria dos condôminos, a cota condominial é definida. Ao longo do ano pode haver reajustes, principalmente se houver altas nas tarifas de água e energia.